Mercedes GLE 350d Art Edition em ensaio

O Mercedes GLE 350d Orange Art Edition é uma proposta à medida de quem quer ser diferente e não se importa de pagar por isso. Estamos a falar de uma proposta com um nível de equipamento "top" que inflaciona (e muito) o preço base. Mas se há mercado para este tipo de veículos, importa que eles estejam disponíveis...

O 350 GLE é um modelo muito interessante no universo dos SUV desportivos. O estilo coupé começa por ser uma mais-valia, apesar de o motor 3.0 V6 não ser impressionante com os seus 258 cv de potência. Não é muito para um SUV com 2,25 toneladas, mas a caixa automática de nove velocidades permite retirar todo o partido do motor.

Numa utilização 100 por cento automática, a troca de velocidades é interessante, mas numa condução mais dinâmica, com recurso às patilhas sob o volante, não encontramos a mesma raça que está disponível noutros modelos da marca de Estugarda.

A transmissão "Dynamic Select" propõe quatro modos de condução: Comfort, Sport, Slyppery e Individual, onde o condutor pode escolher os parâmetros que mais lhe agradam, já que o sistema actua na resposta da direcção e acelerador e na rapidez da troca de velocidades.

Quem gosta de andar depressa e não prescinde de padrões de conforto topo de gama, é obrigatório optar pela suspensão "Airmatic" (2 100 €). O sistema alia as molas pneumáticas com um amortecimento variável, de acordo com o tipo de piso, sublinhando o dinamismo da condução do GLE 350d em estrada e até fora dela, onde é evidente a capacidade de absorção das irregularidades do terreno.

Mas o Orange ArtEdition é um GLE 350d diferente dos outros e oferece propostas de personalização quase infindáveis. À partida, surgem dois "pacotes" de equipamento que marcam a diferença. Por um lado, temos jantes exclusivas de 21 polegadas, com pneus mais largos na traseira (4 350 euros) e, por outro, bancos desportivos forrados a pele, volante exclusivo e acabamentos específicos (2 750 euros).

Só o ar condicionado automático custa mais 850 €. O alemães gostam de somar contas com muitas parcelas, mesmo quando um veículo já tem um preço na casa dos 104 900 €, como acontece com a versão base do modelo ensaiado.

Mas há mais: quem quiser todo o conforto do mundo em longas viagens, pode adoptar pela suspensão pneumática (2 100 €) com amortecedores e molas variáveis, e não pode deixar de lado a regulação de velocidade activa (2 800 €), que também actua na direcção quando o veículo sai das faixas de rodagem e é capaz de actuar de forma "autónoma" no meio do pára-arranca urbano. Como se pode ver, este é um GLE diferente e o preço pode chegar até onde se quiser. A versão que ensaiámos tinha mais de sete mil euros em equipamentos opcionais (nem todos os enunciados estavam disponíveis), e isso é muito dinheiro. Mas não há dúvida que vale a pena...

FICHA TÉCNICA

Motor: 3.0 V6
Cilindrada: 2 987 cc
Potência máxima: 258 cv/ 3 400 rpm
Binário máximo: 620 Nm/1 600 rpm
Velocidade máxima: 226 km/h
0 a 100 km/h: 7,0 segundos
Consumo médio anunciado: 9,1l/100 km
Emissões de CO2: 180 g/km
Preço desde: 104 900 €
Versão ensaiada: 121 020 €

+ DIFERENÇA. Esta é uma série especial para quem aprecia a diferença e a este nível não é fácil garantir uma proposta mais dilatada.

- ACESSIBILIDADE. Não é um problema desta proposta, mas do GLE. O condutor tem de ter atenção à altura da porta, mesmo não sendo um "calmeirão". 

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